MFL – Departamento de Fisiologia e Farmacologia

RESUMO

Neurônios diferenciados no SNC apresentam uma limitada capacidade de regeneração após lesão, o que torna importante o estudo de vias de sinalização que aumentem a sobrevida destas células. Avaliamos o papel do sistema colinérgico sobre a proliferação celular e sobrevida neuronal durante o desenvolvimento da retina de ratos neonatos, e as vias de sinalização envolvidas.

 

– Papel de receptores nicotínicos na neuroproteção de células da retina de ratos neonatos após axotomia.
Analisamos o envolvimento dos receptores nicotínicos alfa 7 na sobrevida de células ganglionares da retina mantidas em cultura após axotomia, incluindo o papel de citocinas inflamatórias neste efeito.

 

– PMA modula níveis de citocinas inflamatórias em culturas de células da retina de ratos neonatos. 
Avaliamos como a ativação da proteína cinase C regula o perfil inflamatório em culturas de células da retina após axotomia, e sua relação com a resposta neuroprotetora deste tratamento.

 

– Papel da proteína cinase C na modulação do fenótipo colinérgico em células da retina. 
Analisamos a expressão de marcadores colinérgicos e de seus receptores em células da retina de ratos neonatos após o tratamento com um ativador da proteína cinase C e a relação destas vias com o controle da proliferação e diferenciação celular neste tecido.

 

PESQUISADOR ENVOLVIDO

Aline dos Santos Rabelo

Localização

Rua Professor Hernani Melo n.º 101,
São Domingos – Niterói – RJ – CEP: 24210-130
Telefone: (21)2629-2541

E-mail: cmb.mfl.uff@gmail.com

Atendimento: 07:00 – 17:00

Links úteis

Skip to content