MFL – Departamento de Fisiologia e Farmacologia

RESUMO

Introdução: Embora a nossa compreensão da fisiopatologia da Insuficiência Cardíaca (IC) tenha avançado substancialmente, nossa capacidade de prever quais pacientes serão hospitalizados por descompensação aguda é limitado. Os pacientes exigem acompanhamento rigoroso das mudanças nos sintomas, do estado volêmico, da medicação e aderência dietética, e da detecção precoce de arritmias.
Objetivo do Projeto: criar um aplicativo que possa melhor monitorar os pacientes com IC fora do âmbito hospitalar com o intuito de diminuir a mortalidade e a taxa de reinternação.
Metodologia: criar um protótipo na plataforma Web a partir de um fluxograma baseado na análise de fatores preditores de risco de descompensação aguda da IC.
Resultados esperados: melhorar o atendimento e a qualidade de vida de pacientes com IC no Sistema de Saúde.

PESQUISADORES ENVOLVIDOS

Flávio Luiz Seixas (Instituto da Computação, UFF – IC/UFF)
Aura Conci (Instituto da Computação, UFF- IC/UFF)
Débora Christina Muchaluat Saade (Instituto da Computação, UFF- IC/UFF)